19.11.13

[sobre a blogosfera parte 1] Sobre plágio


~Post tirado do meu outro blog FS, escrito no dia 19/06/13~
Okaeri, minna-san, tudo bem? *Foge dos olhares entediados* Hoje quero falar convosco sobre uma coisa muiiiiiiito feia que persegue montes de blogs» plágio.

Atenção, o meu megapost será um debate com o meu eu interior sobre plágio não só na blogosfera como também a nível do mercado, e tentarei falar de aspectos menos batidos, como a obsessão de acusar qualquer pessoa de plágio, mesmo quando não o fizeram. Sentem-se e disfrutem ou não


Antes de mais, segundo o blog Cute Bii, o tema de muitos blogs, os de HTML, surgiram dos tumblrs de icons e afins. Muitos blogs famosos postam montões de tutos adaptados do tumblr, e mesmo que este proíba reblogar, o blog não dê créditos nem pela inspiração, e blogs sejam bem diferentes de tumblrs, não há acusação de plágio. Ou alguém como a diwa Kaori pode ser acusada de plagiadora? Claro que não! Além de ela ajudar montes de pessoas com o seu blog, incluindo este meu cantinho.

imagem nada a ver XD
Depois, há aqueles blogs que criam uma postagem/tuto legal. Alguém gostou, e faz aquela coisa famosa chamada "reblogar". Eu própria já o fiz montes de vezes, mas sabe uma coisa muito importante que eu faço sempre? Dar os créditos! Caso contrário, seria justamente acusada de plágio. No entanto, alguns blogs têm anexado: "Não reblogar nem com os créditos." É para cumprir, pessoal! Eu pessoalmente não vejo nenhum sentido nisso - com os créditos, você traria fama para aquele blog,  e estaria a salientar que fez uma postagem tão perfeita que você não tem nada a alterar ou acrescentar. Seja como fôr, é um direito do autor e se não respeitarmos, vamos para a lista negra. E se se inspirar, credite a inspiração.

Inspiração - mas nada a ver na mesma -.-
Agora, passemos a layouts. Eu já referi aqui as formas de blogs, juntamente com os tutoriais mundialmente conhecidos para os construir. Bom, de vez em quando vemos visuais com formas semelhantes. Para mim, isso não é plágio. Sério, pense um pouco, com tantos blogs no mundo e esses tutos divulgados, é totalmente impossível alguns layouts não serem semelhantes. Para mim, plágio é quando copiam o cabeçalho, cores, temas, figuras/pngs, o modelo inteiro, ribbons ou algum tuto exclusivo com Ctrl + U... Isso sim. E nada de implicar com o tipo de letra, por amor de deus! Exemplificando:


Sabem, quando eu era principiante em blogs, vivendo em Portugal (onde a palavra plágio não é muito conhecida, e pouca gente pensa pela própria cabeça), eu cometia plágio sem saber. Nem que fosse por não creditar a inspiração... Eu julgava que, se aquilo estava na net, era para as pessoas usarem como queriam. Era incapaz de imaginar a frustração de passar horas escrevendo um artigo digno para os leitores, e alguém que só achou a postagem por acaso copiar e publicar como sendo dela. Desde que criei este blog que sou capaz de entender isso, portanto nunca mais o fiz ou farei. É por isso, por ter cometido erros no passado, que perdoarei plágio e "seguindo, segue de volta?" vindo de blogs iniciantes. Depois de editarem o post e darem os créditos, claro. Sei lá, não deve ser assim tão difícil  engolir o orgulho e corrigir-se, ou é?

creditando os gifs todos: www
Hoje em dia, montes de blogueiros agem como se plágio fosse um problema típico da blogosfera. Não é! Há sempre casos de plágio no quotidiano, principalmente no mercado. Um livro pouco conhecido é quase copiado num filme que depois faz imenso sucesso; um produto, ou o projecto para um, não vende, e passados anos alguém adapta, tem sorte e fica com os louros... pode até ser coincidência, mas é improvável. E, antes de acusar alguém de plágio, verifique a cronologia, e veja se não está a culpar a pessoa errada.

Até na escola existe: Os stores mandam um trabalho, um grupo vê o outro a trabalhar, e se gostar da ideia tenta fazer parecido; Você fala, o stor não ouve a resposta, e um colega seu que escutou levanta o braço e "responde por você"...

finalmente alguma dentro do assunto
Enfim, não vale a pena perder a cabeça por causa disso.

Vindo disso, achei um blog que também é dessa: Pankax e Pankadax. Ele fez uma campanha, e você pode ler a postagem desse blog sobre plágio e a obsessão de acusar qualquer um clicando no seguinte selinho:
Photobucket
Não plageie e seja feliz ^v^ (Despedida Baka)

2 comentários:

  1. ESSE PLÁGIO HOJE EM DIA ESTÁ MUITO GRANDE! NOSSA AGORA ACHAM QUE VAO TER QUE CORTAR INTERNET,POR PLAGIAREM TANTO NOSSOS BLOGS. AFF ESSA COISA É MT FEIA.. Beijoz :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não sei o que responder, mas há plágio everywhere >.<

      Eliminar