15.10.14

Como fazer posts com conteúdo

O post foi inteiramente retirado do meu blog FS
Ohayou!

Vou começar já a introduzir a postagem: tenho visto muitos blogs que se esmeram no layout, mas não têm um conteúdo decente. Não estou a dizer que as ideias não sejam boas e tal, só estou a dizer que não sabem escrever em condições. E o problema nem são os erros ortográficos, ou as gírias - felizmente já há pessoas que usam corretor ortográfico para não nos horrorizarem com o extermínio da língua portuguesa. 

Estou a falar daquilo que referem num post. Quem nunca viu uma resenha que só fala da história, e ainda por cima está cheia de spoilers, ou uma recomendação de um livro/filme/anime/whatever porque "é muito bom, gostei muito, os efeitos são bons" sem contribuirem com mais nada? Bem, eu vou dividir isto em vários tipos de postagens (aproveitem para se inspirar), e dizer o que abordaria em cada tipo. Lembrando que são apenas sugestões, e que podem modificar ligeiramente, além de não ser necessário um post tão grande como os que eu sempre faço aqui no FS.


PS: Não liguem às ilustrações de postagem, eu sei que os gifs não estão nadinha relacionados com o que eu escrevi, mas não resisti a colocá-los.
O que dizer em cada tipo de post
  • Resenhas cinematográficas/de animação:
Parte técnica» Título, quem dirige, possível estúdio, se os efeitos eram bons, se as cenas de ação não eram demasiado paradas, trilha sonora, e, no caso de ser um anime ou algo desenhado, o que achou dos traços.
Sinopse/trama» Pode simplesmente colocar a sinopse, ou arriscar resumir o enredo pelas suas próprias palavras, se não correr o risco de revelar coisas importantes.
Personagens» como se chamam, o que fazem/faziam, personalidade, e qual a sua importância para a história.
Sua opinião» O que achou do ritmo, se os acontecimentos eram relevantes, que mensagens lhe transmitiu a história, quais são são os elementos predominantes, se a trama pareceu linear e previsível ou a surpreendeu, se era bem dirigido, se gostou do desfecho, como foi desenvolvido o relacionamento entre as personagens, se conseguiu emocionar você, se as pontas soltas foram resolvidas e, no caso de ser uma adaptação, o quê que alteraram e o que você achou das diferenças. Esta é a parte mais importante de uma resenha, e convém que seja a maior.


  • Resenhas literárias:
Parte técnica» Título, quem escreveu, editora, número de páginas, capa...
Sinopse/trama» Pode simplesmente colocar a sinopse, ou arriscar resumir o enredo pelas suas próprias palavras, se não correr o risco de revelar coisas importantes (sim, tal como nos filmes).
Personagens» como se chamam, o que fazem/faziam, personalidade, e qual a sua importância para a história.
Sua opinião» O que achou do ritmo, se os acontecimentos eram relevantes, que mensagens lhe transmitiu a história, quais são são os elementos predominantes, se a trama pareceu linear e previsível ou a surpreendeu, o tipo de linguagem, se gostou do desfecho, como foi desenvolvido o relacionamento entre as personagens, se a escrita a emocionava, se não tem muitos erros, se as pontas soltas foram resolvidas e, no caso de ser uma adaptação, o quê que alteraram e o que você achou das diferenças. Esta é a parte mais importante de uma resenha, e convém que seja a maior.


  • Postagens sobre música:
Se for sobre uma banda» quais são os membros, o que gosta na banda, se é predominantemente música ou canções, possíveis comparações com outros artistas, e algumas músicas.
Se for sobre um artista» Como só irá falar de um, diga tudo o que puder (sem se tornaruma wikipédia ambulante): Nome, idade, aniversário, família, banda, um pouco da história, deixe uma playlist e diga porquê que gosta, ou não, do artista.
Top 10» Mais que dez seriam muitos, e menos seriam poucos. Pode fazer um top 10 de músicas favoritas, ou músicas com letra mais bonita, ou músicas mais tristes, ou soundtracks mais belas, ou artistas favoritos... Escreva algumas linhas por baixo de cada música.


  • Postagens sobre moda:
Se for sobre tendências» Diga quando surgiram, se alguma vez perderam ou ganharam popularidade, em quê que consistem, porquê que as pessoas gostam delas e se você gosta ou aderiu.
Se forem dicas» dê dicas variadas, inspire-se em vídeos ou outros posts na internet se achar necessário, desde que não copie. Dica com que tempo usar aquelas roupas, em que tipo de corpos ficariam melhor, se não combinam com certas cores de pele, peças ou ou ocasiões...
Sobre um estilo ou alguma parte restrita da moda» Bem, basicamente diga o mesmo que nas dicas.
Sobre estilistas, blogueiras de moda ou outras personalidades» Diga os seus nomes, idade, e possivelmente a história, se têm algum blog ou site oficial, aborde o estilo que essas pessoas usam e porquê que você gosta dele.


  • Reflexões, debates e filosofias:
Dicas iniciais: Concentre-se num assunto apenas por postagem. É preferível fazer várias postagens com reflexões do que um só onde nada está devidamente desenvolvido. Em debates, faça um post a pedir a opinião de pessoas e depois um outro em que que você comenta o que cada pessoa disse.
Como surgiu o post» Diga se houve alguma motivação especial que levou você a falar desse assunto ou simplesmente tem sido muito debatido e você quis deixar expressa a sua opinião. Refira também se já ouviu falar sobre aquilo em algum lado ou fez pesquisas, ou tirou tudo da sua cabeça.
Créditos» Se você fez alguma pesquisa e se apoia em teorias conhecidas, diga de quem são, ou em quê que consistem. Citações também são muito úteis.
Dê exemplos» Ter fé em certas coisas é muito bonito, mas a fé não adiante de nada se não puder convencer as pessoas com exemplos sólidos. Convém que os exemplos sejam minimamente reais, possíveis de acontecer, já que hoje em dia as pessoas valorizam mais éticas praticáveis no quotidiano do que simplesmente em situações hipotéticas.
Fale dos dois lados da moeda» Não basta dizer que concorda com uma certa opinião ou que as coisas deviam ser de certa maneira se não apontar o que está errado. Usa argumentos e contra-argumentos, tanto os que encontrar em relação a outra opinião como os que usam contra você.


  • Curiosidades:
Divididas por tema» Se só pretende postar curiosidades uma vez, em entendo que escolha algumas variadas, mas se pretende postá-las mais vezes, porque não fazer uma pesquisa decente e dividi-las por categoria? Um post apenas com curiosidades sobre comida, outro sobre animais, outro sobre o corpo humano, outro sobre fama, outro sobre o espaço, outro sobre algum país em particular...
Achado por aí» Este é daquelas postagens em que você encontra montes de links interessantes sobre um determinado assunto, mas para não estar a reblogá-los (o que é bastante feio), faz uma postagem onde lista e comenta cada um, dizendo porquê que os leitores do seu blog devem ler. Assim até ajuda a divulgar outras páginas.
Aprofunde-se» Descobriu alguma coisa interessante, decidiu pesquisar e ficou bem informado? Faça um post a contar o que descobriu, de preferência se for sobre um único tema. Explore algumas questões, tente esclarecer as dúvidas mais comuns, e refira a razão do seu interesse. Sim, é o tipo de post que exige o mesmo empenho que um trabalho escolar.


  • Arte e fotografia»
Top 10» Seja de artistas ou fotógrafos favoritos, diga o nome, deixe o link do site e explique o quê que é assim tão fascinante nos trabalhos desse artista/fotógrafo. Se ele usa alguma técnica em material constantemente, refira-as.
Dicas» Se forem dicas de desenho, pode até postar tutoriais em vídeo! Ensine a desenhar pessoas, cenários, a pintar, o que quiser, mas refira vários truques que achar importantes, e, se possível, utilize imagens suas. Quanto a fotografia, pode falar de certos cuidados a ter com enquadramentos, luz, flash, efeitos de imagem, ângulos, e esse blá blá todo. Hum, não se arrisque a dar dicas se não perceber muito do assunto, ok?
Um artista ou fotógrafo em particular» Nome, idade, história, site oficial ou conta em algum site de imagens, essas informações básicas. Mostre alguns dos seus trabalhos favoritos, as técnicas mais usadas, se faz muitos trabalhos originais ou principalmente fanarts (no caso de um artista), diga se posta tutoriais e em que projetos participou.


  • Tutoriais:
Tutoriais para blogs» Ou poste os seus próprios tutoriais, ou reblogue alguns. Não reblogue nada exatamente igual, altere coisas como a organização ou as cores, e mesmo assim dê créditos. E não se esqueça de colocar uma prévia, de preferência sua.
DIY» Do it yourself. Basicamente, são tutos que ensinam a pegar em coisas que temos em casa e transformá-las. Há imagens passo a passo que explicam isso, mas tente comentar esses passos minimamente.
Dicas de como escrever, cozinhar, tomar conta de um animal, estudar, escrever bem...» Não há nada como fazer uma certa pesquisa primeiro, e dividir as dicas em tópicos, mas não se limite a listar as primeiras coisas que encontrou. Se quer fazer algo diferente, ensine truques baseados na própria experiência.


Nota: Convém que usem imagens ao longo do post, sem exagerar na quantidade, de preferência com boa qualidade de imagem e todas do mesmo tamanho (sem nunca ultrapassar a largura do post).

Nota 2: Uma postagem desenvolvida não substitui uma introdução e conclusão decentes. Escreva no mínimo 3 linhas em cada, está bem? E não se esqueça da ilustração inicial da postagem, ou de usar leia mais.


Foi tudo o que eu me lembrei. Sei que muita gente já sabe e aplica isto tudo, mas como hoje em dia muitas pessoas acreditam que qualquer um pode ter um blog, também já vi por aí postagens completamente ocas. O mais irónico é que há comentadores a elogiarem isso -.- Tudo bem em incentivar as pessoas a progredir, mas também não faz mal apontar algumas coisinhas que as autoras/autores do blog deviam melhorar.

Até à próxima!

3 comentários: