20.7.14

[sobre a blogosfera parte 5] Diversão e falta dela


Okaeri, minna-san. 

Aqui trago a 5ª parte e última da campanha que tem trazido tão bons comentários. Esta parte irá abordar algo de que muita gente se esquece hoje em dia, que é a diversão na blogosfera. A´te explicava melhor, mas como isso já é desenvolvimento, terão de clicar em ler + ;)



Já disse algures que quando comecei a blogar, e ainda não percebia patavina de HTML, posts, plágio, layout e qualquer outra coisa referente a blogs, os números não eram importantes. Na verdade, muita gente nem sequer tinha o gadgets de seguidores, e alguns poucos blogs que eu conhecia, como o Series of Serendipity, eram considerados extremamente avançados. Mas também disse que nem tudo eram rosas na antiga blogosfera. Mais explicações aqui» www

Esta parte foi importante para introduzir um pouco o assunto. 

Afinal, a diversão é uma marca da blogosfera antiga...

Explicando melhor, eu e outras pessoas postávamos simplesmente por gostar, e nem era para os outros, mas para nós. Não é que a ideia de ter alguma fama não nos passasse pela cabeça, mas passava como algo impossível. Daí nunca querermos - eu pelo menos - postar para mais ninguém. Só falávamos patetices, como:
  •  Como foi o nosso dia
  •  Desabafos
  •  Algo ou alguém que conhecemos
  •  Amontoados de imagens e gifs
  •  Falar sem sentido de algo que gostamos
  •  Reblogar algo que achamos interessante, e como não sabíamos o que era plágio, nem dávamos créditos
  •  Tagarelar sem assunto porque achávamos que assim nos achariam piada

Alguém se identificou? >.< Eu sim, e muito. Não íamos a lado nenhum com aquilo, e confesso que se visse agora posts assim, até não me interessaria muito, mas que nos divertíamos, sem dúvida!... 

Hoje em dia, há montes de blogs de tutoriais e goodies, e bastantes também de moda e make. Além disso, quase todos seguem modinhas - ou entram em hiatus, se estiverem ocupados, aborrecidos, ou absurdamente, sem saber o que postar. Mas eu acho que o principal motivo das essoas pararem de blogar, é não se estarem a divertir... 

Quer dizer, qual é o prazer de nos esforçarmos num post e depois vermos milhares deles parecidos? Qual é a diversão de fazer um layout simples, de que gostamos até, mas depois ver blogs quase iguais? Como é que alguém pode sentir-se agradecida aos seus seguidores e leitores, se eles apareceram de um momento para o outro e nem deram tempo para os conhecer bem a todos? Qual é a vontade de postar, sabendo que só tutoriais trazem clientela? Não há nada de incentivante nisso. Ou talvez haja» números. Mais seguidores, leitores, comentadores, que basicamente vivem às nossas custas. Claro, nos blogs grandes encontram-se também leitores muito fiéis, mas eu refiro-me à esmagadora maior parte. E essas blogueiras postam para aumentar os números, quase sempre - lembrando que estou a generalizar, claro. Muitos blogs grandes conseguem realmente merecê-lo.

Que eu tenha notado, há poucos tipos de blogs que são sinceros e postam sobre o que gostam: Os de make e moda depende, os de tudo já são mais sinceros, o mesmo para os de resenhas literárias. Depois, temos blogs nerds, que postam para os leitores mas vê-se bem que é porque gostam daquilo tudo. Os mais espontâneos para mim, são os blogs otakus.

Só para esclarecer, eu não vejo mal nenhum em postar para os leitores. Ou em seguir alguma moda de que se goste imenso, ou em postar sobre assuntos mais que debatidos, ou em fazer o que quer que seja como outros blogs. Também não me incomoda que alguém se preocupe com fama, eu também adoro ver o meu blog crescer. Eu só não gosto é de quando uma pessoa se preocupa  com isso. E faz de tudo para ganhar mais público, mesmo não gostando do que faz, porque sabe que os leitores gostam.

O importante é fazer o que se gosta - diversão, em suma. Vejam os blogs otakus de que falei. Há alguns não profissionais, que ainda se parecem um pouco com os blogs antigos, se preocupam pouco com o design, compromissos e conteúdo. 

Mas muitos dos blogs otakus são, para mim, melhores que alguns blogs grandes!... Porquê?
  •  Postam assuntos variados, mas dentro do blog: animes, jogos, livros, matérias, personagens, tutos...
  •  Trabalham o design de maneira original e sem se esquecerem de dar um toque pessoal
  •  Raramente ligam às modinhas, e se o fizerem é porque gostam, não pelos números
  •  Têm poucos seguidores, mas não desistem de blogar
  •  Divertem-se: são sinceros, tagarelam sem assunto na introdução, falam sozinhos... 
  •  Conhecem na perfeição montes de outros blogs e blogueiras como eles
  •  Postam sobre o que gostam, com conteúdo e brincadeiras
  •  Decoram o post com cores, imagens e gifs
  •  Encantam com a sua maneira de ver o mundo

Quem não gostaria de ter um blog assim? Já deu para notar que eu admiro esse tipo de blogs :) Bem, eu esforço-me por isso, e por encantar os leitores com os meus gostos e maneira de ser ou pensar. Claro que o meu blog é de tudo, e portanto não falo só como os blogs otakus, mas na verdade tenho orgulho do meu blog. Sei que escrevo posts gigantes, mas eu adoro fazê-lo porque consigo sentir as minhas ideias a fervilhar, e adoro escrever o que me vem à cabeça, e adoro também saber que embora fale de alguns assuntos de que muita gente já falou, o faço de forma diferente, e com mais explicações, críticas e soluções.

E divirto-me sabendo que há mais pessoas a gostar do que eu gosto...

Essas coisas também criam uma amizade maior. Não sei se já notaram a rivalidade que paira entre muitos blogs e blogueiras. Bom, mas já estou a tornar o assunto muito grande, vocês entenderam. A amizade também vem da diversão e da sinceridade, blá blá blá... Acho que com isto finalizamos o que eu tinha a dizer da blogosfera, fico feliz por todo o apoio nesta minha jornada.

Ah, se ainda não tiverem muitos amigos na blogosfera, eu voluntario-me ;)

Ja nee :D

Sem comentários:

Enviar um comentário